Com o crescimento do turismo, a Rua do Rosário mostrou a sua vocação para a vida noturna. Começou com o Bar Aravinda, de propriedade de Edna Lúcia Lucena Ribeiro, em 1977 e depois foram surgindo outros bares até que em 1996, foi criada a “Rua do Lazer”, parte da Rua do Rosário.
Durante o dia, o comércio local atrai visitantes. Nas noites de finais de semana e feriados, o trecho fica lotado de turistas e transeuntes.
Colocam-se mesas e cadeiras nas calçadas e na rua onde tudo acontece.
Os frequentadores da Rua do Lazer criaram o bom costume de não aceitar música eletrônica em alto volume, pois a rua é um ótimo local para um bate-papo ao som de música ao vivo.
Localizada na Praça do Coreto, a feirinha de artesanatos acontece há mais de 25 anos, sempre às sextas e sábados, das 16h às 23h e domingo, das 9h às 18h.
Praça e Coreto foram construídos no local onde antes se erguia a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, erguida em 1743 e demolida na década de 50.
Atualmente, o local recebe muitos visitantes todo final de semana com bancas de artesanatos tradicionais de Pirenópolis como de adornos do Divino Espírito Santo, joias em prata e comidinhas típicas da região.
Mais conhecida como Rua das Lojinhas por pirenopolinos e visitantes, se localiza no Centro histórico, perpendicularmente à Rua do Lazer. Junto com a Praça do Coreto, compõe o circuito de passeio predileto dos transeuntes pela cidade, com várias opções de compras e presentes para agradar todos os públicos.
Fonte: Lugares para encontrar artesanato em Pirenópolis Rua Rui Barbosa
Endereço: R. do Carmo, 19 – Bairro do Carmo
Telefone: 62 3331-2525