Atividades e esportes de aventura devem ser realizados com total segurança e preparo.
Esteja sempre acompanhado(a) por guias e/ou esportistas experientes e responsáveis pelas atividades, com treinamento e capacitação técnica específica para estes circuitos de aventuras.
É um esporte radical que consiste na travessia de plataformas montadas no alto das árvores.
Existem vários tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.
O arvorismo no Santuário Vagafogo proporciona a emoção e o privilégio de olhar a natureza a 20 metros de altura.
O rapel é uma prática vertical com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres, entre outras possibilidades. É uma atividade criada de técnicas do alpinismo, e requer atenção com a segurança e instruções básicas.
No rapel do Santuário Vagafogo, a escalada de superação acontece no tronco do emblemático Jatobá, da base até seu topo, onde fica a plataforma.
Mas você também pode contratar guias para praticar o esporte em outros locais propícios.
Fonte: RapelSP.
Com o pêndulo, a sensação de liberdade acontece em toda sua expressão, realizada dentro de um vão natural.
Atividade oferecida no Santuário Vagafogo, com um pêndulo de 10 metros de extensão.
Contato: https://www.vagafogo.com.br/
A tirolesa é uma aventura que não exige esforço físico e permite sentir a emoção de um pássaro em pleno voo. O Santuário Vagafogo oferece duas opções de tirar o fôlego.
Contato: https://www.vagafogo.com.br/
O Cicloturismo em Pirenópolis pode incluir desde roteiros dentro da cidade para iniciantes, quanto roteiros mais desafiadores nos entornos que incluem subidas aos morros e cachoeiras.
Na cidade, contemplar os belos casarões, igrejas e monumentos históricos é parte obrigatória no roteiro.
Já para os mais aventureiros, vale lembrar que a maioria das cachoeiras são locais privados onde é preciso ingresso antecipado para acessar o local. Então sejam os ciclistas adeptos do ciclismo em grupo ou autônomo, o planejamento e atenção a esses detalhes são primordiais.
Uma boa dica de roteiro por aqui, é o trecho do Caminho de Cora Coralina que passa por Pirenópolis. A trilha turística, que também pode ser feita a pé, é um percurso idealizado em 2013, que liga cidades turísticas goianas. O caminho é todo sinalizado e ao longo do trecho, é possível conhecer cachoeiras, reservas ecológicas, estradas coloniais, igrejas e cidades históricas, entre outros.
Para saber mais sobre a trilha clique aqui.
Seja dentro ou no entorno da cidade, a proposta é se aventurar por novos caminhos e colher as experiências únicas que Pirenópolis tem a oferecer.
Fonte: Agência Brasil e matéria “Cicloturismo em Pirenópolis: Novos caminhos, novas experiências” de Therbio Felipe na Revista Bicicleta.
(Cicloturismo em Pirenópolis: uma opção de turismo sustentável)
As formações rochosas, o relevo e as belas paisagens proporcionam a Pirenópolis o território perfeito para amantes da escalada.
O Parque Estadual dos Pireneus oferece uma experiência mágica para quem curte este esporte radical, mas os cuidados são imprescindíveis.
Nunca vá sozinho(a), procure se informar sobre distâncias, leve bastante água, alimentos, calçados confortáveis, repelente, protetor solar e sempre esteja acompanhado de guias treinados para escalar na região.
Você encontra guias especializados neste tipo de atividade no Casa Matta Hostel, onde funciona o grupo Aventura Escalada.
Para aqueles que preferem treinar antes de ir para a pedra, no mesmo local você consegue aulas de escalada, indoor.
Contato: Escalada em Pirenópolis , Guia de Escalada , Passeio , Rock Climb
Uma das ótimas opções de lazer individual, em casal ou em grupo, é o aluguel de quadriciclos.
Também é possível a opção do passeio conduzido.
Contatos: @quadriturpireneus ou https://piriadventure.com/
O Bóia Cross ou como conhecido em sua versão mais esportiva, Acqua Riding, é uma modalidade de esporte que consiste em descer corredeiras de córregos e rios em uma “bóia” inflável (originalmente em câmaras pneumáticas utilizadas em caminhões).
O esporte que nasceu de uma brincadeira de crianças, sempre foi atividade comum nos rios de Pirenópolis e vem se tornando cada vez mais conhecido e procurado pela emoção.
Mas atenção: você deve procurar guias especializados que conhecem locais apropriados e a época do ano ideal para a atividade.
Contato: (62)992180915
Você encontra as melhores trilhas para caminhadas em Pirenópolis. Se você está se preparando para caminhar, correr ou explorar outras atividades ao ar livre, a cidade oferece trilhas incríveis.
Descubra percursos acessíveis para crianças para a sua viagem em família. Algumas trilhas incluem passagens por pontos históricos ou de aventura por meio das áreas naturais dos arredores de Pirenópolis e que são perfeitas para trilheiros e entusiastas de atividades ar livre com qualquer nível de habilidade.
O legal do trekking é que você pode fazer sozinho(a) ou acompanhado(a) e está no lugar perfeito para isso. Então aproveite para curtir nossas paisagens paradisíacas em sua caminhada e terminar com um refrescante banho de rio.
O montanhismo é uma prática esportiva que se caracteriza pela ascensão de montanhas e elevações rochosas em diferentes graus de dificuldade e tempo de duração.
A prática esportiva tem opção para todos os perfis: da escalada ao alpinismo de alta montanha. O objetivo, no entanto, é sempre o mesmo: atingir o topo.
É também uma boa maneira de manter a forma, com a recompensa de apreciar belas paisagens lá do alto. Procure agências especializadas neste tipo de atividade.
Fonte: Estadão
Contato: Escalada em Pirenópolis , Guia de Escalada , Passeio , Rock Climb
O Canyoning é uma espécie de alpinismo praticado em ambiente vertical e aquático, com utilização de técnicas verticais e travessias por quedas de água.
O cachoeirismo é uma atividade de descida de uma cachoeira utilizando técnicas e equipamentos utilizados no rapel e no cavernismo. Essa é uma atividade que requer preparo físico, coragem e sempre o acompanhamento de instrutores locais, munidos de todos os equipamentos de segurança necessários às atividades.
Horário: Todos os dias das 8h às 20h.
Entrada: mediante reservas/ Vagas limitadas
Muitos adeptos do MotoCross vêm para Pirenópolis para fazer as trilhas das cachoeiras, passear pelos Pirineus e curtir um final de semana incrível. Existem várias trilhas de MotoCross em Pirenópolis mas para realizá-las você precisará de um guia especializado.